quinta-feira, 24 de abril de 2014

Perto de convocação para Copa, última vaga na defesa é maior incógnita do Brasil

Ascensão de Miranda à frente da zaga do Atlético de Madri acirra a disputa pela vaga mais indefinida entre os 23 jogadores escolhidos para disputar a Copa do Mundo

Maicon, Rafinha, Maxwell e Filipe Luis concorrem para serem os reservas de Daniel Alves e Marcelo nas laterais. Julio César e Jefferson são nomes certos, falta saber quem será o terceiro goleiro. Lucas Leiva, Fernandinho, Hernanes e Lucas: um deles, pelo menos, pode sobrar no meio de campo. E Robinho, será chamado ou não? A menos de duas semanas para a convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2014, no dia 7 de maio, há poucas dúvidas sobre os 23 jogadores escolhidos pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Uma posição, no entanto, é a mais aberta a surpresas: a zaga.
Veja jogadores que brigam por vaga na seleção brasileira para a Copa de 2014:
Robinho voltou à seleção contra o Chile e fez gol. O atacante pode ir à terceira Copa da carreira. Foto: The Canadian Press, Chris Young/AP
1/17
A dúvida, especificamente, é sobre quem preencherá a quarta vaga. Capitão do Brasil, Thiago Silva fará a dupla de zaga com David Luiz, e Dante será o reserva imediato, como ocorreu na Copa das Confederações do ano passado. Para o último lugar disponível, há pelo menos quatro opções, e qualquer um deles pode ser apontado como surpresa.

Há um ano, esse posto era de Réver. O defensor do Atlético-MG, porém, recuperou-se recentemente de uma lesão no tornozelo direito e aparece com chances reduzidas. Dedé, campeão nacional com o Cruzeiro, já participou de amistosos com Felipão, mas não é unanimidade. Scolari testou Henrique, ex-Palmeiras e atualmente no Napoli. Ele também atua como volante, artifício que o treinador prestigia nos zagueiros.
O mais cotado, até então, era Marquinhos. O zagueiro do Paris Saint-Germain, 20 anos recém-completados, vem tendo uma ascensão meteórica no futebol europeu, com gols e boas atuações. Em uma eventual necessidade ele também pode aparecer como volante. Mas o garoto revelado pelo Corinthians ganhou um concorrente de peso nos últimos meses: Miranda.
Ex-zagueiro do São Paulo, Miranda, de 29 anos, vive grande fase pelo Atlético de Madrid, líder do Campeonato Espanhol e semifinalista da Liga dos Campeões - disputa com o Chelsea uma vaga na decisão. Ao lado do uruguaio Diego Godin, ele forma uma das defesas menos vazadas da Europa, além de contribuir com gols, como na última sexta-feira, com a cabeçada que abriu o placar diante do Elche (vitória por 2 a 0), que manteve o time quatro pontos à frente do vice-líder Barcelona no torneio nacional.
Miranda foi convocado apenas uma vez na segunda passagem de Scolari pela seleção brasileira, justamente em sua reestreia: contra a Inglaterra, em fevereiro de 2013, no Wembley. No "confronto direto" com Marquinhos, chamado no fim do ano passado, o defensor do Atlético de Madrid leva vantagem pela experiência e por ser titular em seu clube. 
Felipão, como de costume, manteve esperanças até para jogadores que ele nunca chamou em amistosos, aumentando ainda mais a ansiedade dos possíveis convocados, e dos torcedores, à medida em que o anúncio da lista final se aproxima - será no dia 7 de maio, no Rio de Janeiro. "Qualquer jogador brasileiro tem chance de ser convocado. Juca, Pedro, Paulo, qualquer um. Inclusive quem não foi ainda. Todos estão sendo observados", disse o treinador no último dia 14, quando esteve presente à festa de encerramento do Campeonato Paulista.
Scolari, ao lado do auxiliar Flavio Murtosa e do coordenador técnico Carlos Alberto Parreira, aproveitou a primeira quinzena de abril para assistir jogos na Europa com brasileiros em campo. Tanto Miranda quanto Marquinhos foram observados, em partidas pelas quartas de final da Liga dos Campeões - Barcelona x Atlético de Madri e PSG x Chelsea. Ao site da CBF, o treinador classificou o tour como proveitoso. 
O camisa 10 do Liverpool
Quando o assunto é surpresa na convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo que começa em 12 de junho, um nome que costuma ser citado é o do meia Philippe Coutinho. Em grande fase pelo Liverpool, líder do Campeonato Inglês, o jogador de 21 anos nunca foi chamado por Felipão. Pesa contra ele também o fato de ter concorrência acirrada na posição em que atua - Willian, Oscar, Lucas, Bernard e até Hernanes...
Na viagem pela Europa em abril, Parreira aproveitou a estadia em Londres para ver West Ham x Liverpool. No mesmo dia, Felipão e Murtosa participaram de um encontro com técnicos de países que falam português. Outro postulante à seleção, o volante Lucas Leiva é companheiro de equipe de Coutinho.
Por Thiago Rocha - iG São Paulo  

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário