sexta-feira, 30 de maio de 2014

Caicó e Mossoró vencem Dia do Desafio

Juntas, as três cidades potiguares mobilizaram mais de 250 mil pessoas. Foto: Celio Duarte
É oficial: o Rio Grande do Norte tem dois grandes vencedores do Dia do Desafio 2014. Caicó obteve vantagem de mais de 74% frente à rival, a cidade de Cajicá (Colômbia), enquanto Mossoró venceu Teresina (PI) com uma margem de quase 55%. O Dia do Desafio aconteceu simultaneamente nas Américas na última quarta-feira (28/05) para estimular a prática de exercícios por meio da competição saudável entre cidades. 

No RN, o evento aconteceu em Mossoró, Caicó e Currais Novos, promovido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, com apoio das prefeituras municipais e dos sindicatos do comércio varejista. O resultado está disponível nos sites www.sescrn.com.br e www.diadodesafio.com.br. 

Embora não tenha vencido a concorrente Jucás (CE), Currais Novos também fez bonito ao mobilizar 81,22% da população, perdendo por apenas oito pontos percentuais. Em escolas, faculdades, praças públicas, bancos, empresas, asilos, áreas rurais, indústrias e muitos outros locais, mais de 250 mil potiguares se mexeram junto com o mundo nas três cidades, fazendo jus ao slogan do projeto: “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Foram 16 horas de várias atividades físicas gratuitas, como ginástica laboral, dança, alongamento e jump, conduzidas por uma equipe de mais de 700 educadores físicos do Sesc RN e das prefeituras.

A gerente administrativa de uma das empresas visitadas, Valesca de Sousa Paula, aplaudiu a iniciativa. “Incentiva a se mexer até pela simplicidade do exercício feito aqui na empresa hoje. Provoca um check up, porque a pessoa se incomoda, por exemplo, de não conseguir alcançar o pé”, contou, referindo-se a um dos exercícios realizados no Dia do Desafio. 

Dia do Desafio no RN

Em 2014, o estado ampliou de um para três o número de municípios participantes. Veja as porcentagens referentes às mobilizações das populações das cidades:

Caicó (RN) 81,69% Cajicá (Colômbia) 7,41%
Currais Novos (RN) 81,22% Jucás (CE) 89,55%
Mossoró (RN) 57,17% Teresina (PI) 1,30%

Nos dois anos anteriores em que participou do projeto, o RN, representado por Caicó, foi campeão. Em 2012, ganhou de Limón Centro, na Costa Rica, e, em 2013, o bicampeonato foi conquistado em cima da cidade de Telas, em Honduras.  

Sobre o Dia do Desafio
 
Criado no Canadá em 1980, o Dia do Desafio, realizado sempre na última quarta-feira de maio, tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e de atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades.  É coordenado pelo Sesc SP e promovido mundialmente pela The Association for Internacional Sport for All (TAFISA). Envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos. O site oficial é o www.diadodesafio.com.br. 

O 20º Dia do Desafio contou com a participação de 21 países americanos e mais de três mil cidades. Desde 2013, o evento é uma das ações da campanha Move Brasil, que pretende ampliar erradicar o sedentarismo no país  por meio da prática de atividades físicas até o ano de 2016, quando serão realizados os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro (RJ).

 
Fonte: Assecom Sesc RN - Lorena Gurgel
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário