terça-feira, 4 de novembro de 2014

Hamilton vence nos EUA e se aproxima do título; Massa perde pódio no fim

Lewis Hamilton ganhou, no braço, a disputa direta com Nico Rosberg e venceu o GP dos EUA. Com a conquista em Austin, no Texas, o inglês abre 24 pontos de vantagem para o companheiro de Mercedes e está a dois segundos lugares de ser bicampeão da Fórmula 1. Felipe Massa, que fez boa largada, perdeu o terceiro lugar na última passagem pelos boxes e terminou em quarto.
O segundo lugar nos EUA é uma ducha de água fria em Rosberg, que surpreendeu no sábado ao conquistar a pole position com boa vantagem para Hamilton. Agora ele tem 292 pontos, contra 316 do inglês.
Com a diferença, Rosberg precisará vencer as duas corridas restantes, no Brasil e em Abu Dhabi, e torcer para alguma outra escuderia tirar Lewis Hamilton da segunda colocação.
Na briga das demais equipes, de novo Ricciardo se destacou. Depois de uma largada atrapalhada, o australiano remou a prova toda, passou Bottas e Alonso e superou Felipe Massa graças a um vacilo da William na última troca de pneus. Com o oitavo pódio na temporada, ele se consolida como a terceira força do campeonato, com mais de 50 pontos de vantagem sobre Valteri Bottas.
Para Massa, fica a frustração do pódio que lhe escapou pelos dedos. O brasileiro largou em quarto, pulou à frente de Bottas logo na largada e fazia grande corrida até a segunda parada. Chamado aos boxes depois do companheiro, ele foi atrapalhado por uma troca um pouco mais demorada da equipe e viu Ricciardo lhe roubar a terceira colocação.
A prova
Rosberg largou na frente e não deu chances aos rivais, pulando na frente e deixando a briga para os demais, com destaque para Massa e Alonso, que ganharam posições. Hamilton, que manteve o segundo lugar, segurou o ímpeto do pelotão que o seguiu e não tardou a disparar em uma briga particular com o companheiro de Mercedes.
O cenário que se desenhou foi o de uma prova chata, espécie de castigo para um público que lotou o autódromo de Austin. Até a primeira parada, foi o que de fato aconteceu. Sebastian Vettel contribuía para esse cenário. O tetracampeão teve de largar dos boxes por conta de uma troca de motor sobressalente e prometia uma grande prova de recuperação, que não aconteceu.
No meio da corrida, porém, as coisas se animaram. Ricciardo e Bottas, logo depois dos boxes, travaram boa disputa que terminou com vantagem do australiano. Mais atrás na fila, Alonso e Button dividiram curvas algumas vezes em duas disputas que valeram a corrida, com o espanhol terminando na frente.
A disputa que decidiu a corrida, porém, foi rápida, limpa e indolor. Na 25ª volta, Hamilton freou mais tarde e surpreendeu Rosberg, tomando-lhe a ponta com classe e sem chegar perto de um esbarrão, grande temor da equipe Mercedes. Sem a vantagem, o alemão nunca mais voltou a ameaçar de fato o inglês, no máximo com trocas de voltas mais rápidas que não se traduziram em briga por posição.
Momento-chave para Massa
Na segunda troca de pneus, Felipe Massa perdeu a chance de conquistar o que seria o seu segundo pódio da temporada. Embora a tradição diga que o piloto que está à frente tem a preferência para ir primeiro aos boxes, a William decidiu chamar Bottas, no quinto lugar, antes do brasileiro.
A opção custou caro a Massa, que parou uma volta depois e ainda foi prejudicado por um pit stop mais lento que o dos rivais. Ricciardo, que estava no quarto lugar, aproveitou o vacilo para pular à frente e não largar mais a posição. 
Veja a classificação completa:
1.  Lewis Hamilton (ING) Mercedes 1:40:04.785
2.  Nico Rosberg (ALE) Mercedes +00:04.314
3.  Daniel Ricciardo (AUS) RedBull-Renault 00:25.560
4.  Felipe Massa (BRA) Williams-Mercedes 00:26.924
5.  Valtteri Bottas (FIN) Williams-Mercedes 00:30.992
6.  Fernando Alonso (ESP) Ferrari 01:35.231
7.  Sebastian Vettel (ALE) RedBull-Renault 01:35.734
8.  Kevin Magnussen (DIN) McLaren 01:40.682
9.  Jean-Eric Vergne (FRA) Toro Rosso-Renault 01:43.863
10. Pastor Maldonado (VEN) Lotus-Renault 01:47.870
11. Romain Grosjean (FRA) Lotus-Renault 1 volta
12. Jenson Button (ING) McLaren 1 volta    
13. Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari 1 volta
14. Esteban Gutierrez (MEX) Sauber-Ferrari 1 volta    
15. Daniil Kvyat (RUS) Toro Rosso-Renault 1 volta    
16. Nico Hulkenberg (ALE) Force India-Mercedes 40 voltas  
17. Sergio Perez (MEX) Force India-Mercedes 55 voltas
18. Adrian Sutil (ALE) Sauber-Ferrari 56 voltas
Do UOL, em São Paulo

Federação lança livro “FIERN ANO 60″

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) realizou na sexta-feira (31), a sua 9ª Reunião de Diretoria do ano de 2014. O evento foi marcado pela apresentação do livro “FIERN Ano 60 – Inscrevendo o Futuro na História”. 

O primeiro a receber um exemplar do Presidente do Sistema, Amaro Sales de Araújo, foi o industrial Francisco Ferreira Souto Filho, presidente do Sindicato das Indústrias de Extração do Sal do Estado do Rio Grande do Norte – SIESAL. “Entrego o livro da história dos nossos 60 anos para nosso decano, Dr. Soutinho”, disse Amaro. 

O empreendimento literário, conforme batizou o livro o escritor Tarcísio Gurgel, levou um ano para ser escrito e contou com depoimentos de vários empresários que ao longo do tempo formaram o Sistema FIERN. 

“Ao ver o livro que Albimar (Gerente da Unidade de Comunicação do Sistema FIERN) me apresentou depois de pronto, vi que o resultado estava ali, e eu sei que fizemos o melhor. Mesmo eu que me policio tanto para não ser vaidoso, tenho certeza que conseguimos”, afirmou Tarcísio. 

Já o jornalista Gustavo Sobral que trabalhou na elaboração do livro com Auricéia Antunes de Lima, leu o texto preparado pela equipe de escritores para a ocasião. “Escrever a história da FIERN é escrever uma biografia coletiva. A casa é espelho dos seus gestores e colaboradores.

O levantamento monumental dos documentos revela o trabalho braçal e maciço. E aqui está, e aqui se conta. Um dossiê que forma uma narrativa polifônica, porque foram tantas vozes, e elas são a participação da FIERN, a quem este trabalho pertence”, concluiu.

Empresas podem agendar opção pelo Supersimples a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (3), as micro e pequenas empresas – aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano – já podem fazer o agendamento do Supersimples no site da Receita Federal, através do endereço http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/. As novas 140 atividades beneficiadas com a revisão da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa poderão solicitar a adesão ao sistema de tributação, que unifica oito impostos em um único boleto e reduz, em média, a carga tributária em 40%, apenas no mês de janeiro. 

No Rio Grande do Norte, já são 114,7 mil empresas optantes do Simples, uma parte 59,7 mil formalizadas como Microempreendedor Individual (MEI). 

 Entre os beneficiados pela universalização do Supersimples, e que poderão pedir a adesão ao sistema entre os dias 2 e 31 de janeiro, estão médicos, advogados, corretores, engenheiros, consultores e arquitetos. A expectativa é que mais de 450 mil empresas das novas atividades aceitas no Supersimples optem por esse sistema a partir do próximo ano. 

Após participar de filme, Ana Paula Arósio volta a ficar reclusa

Os fãs que imaginaram que Ana Paula Arósio voltaria a ter uma vida pública já que está lançando um novo filme certamente ficarão decepcionados. Parece que a atriz realmente não tem intenções de voltar aos holofotes.
Vinícius Coimbra, diretor do filme “A Floresta que Se Move”, no qual Ana Paula atuou, disse que até ele tem dificuldades de entrar em contato com a atriz. ”O assédio passou a ser forte demais, e ela voltou a se isolar”, disse ao jornal “Folha de S.Paulo”.
Um trecho de um depoimento de Ana Paula Arósio sobre o filme foi exibido pelo “Fantástico” recentemente. Mesmo assim, a empresária dela, Graça Nascimento, declarou ao jornal que esse depoimento foi gravado pela produtora do longa e que Ana Paula ainda quer distância da mídia.

Regras de restrição de uso da água pela ANA estão em pleno vigor

De acordo com a resolução nº 641 de 14 de abril de 2014, da Agência Nacional de Água-ANA, as regras de restrição de uso para captação de água com a finalidade de irrigação e aqüicultura estão em pleno vigor e geram penalidades de várias natureza para os transgressores da lei. 
As regras são válidas para o rio Piranhas-Açu e estabelecem que os usuários localizados nos municípios de Coremas, Cajazeirinhas, Pombal, Paulista e Riacho dos Cavalos só podem captar água nas segundas, quartas e sextas.
Os usuários localizados nos municípios de São Bento, Jardim de Piranhas e Jucurutu só podem captar água nas terças, quintas e sábados. No Domingo está proibido. Importante ressaltar que a captação de água nos dias permitidos fica limitada ao horário da tarifa verde. Além disso, foi estipulada a área máxima irrigada de 05 hectares por propriedade e coibido uso do método de irrigação por inundação, devido à sua ineficiência.
De acordo com Procópio Lucena, presidente da ANA o açude Coremas-PB que neste momento pereniza o rio piranhas-açu com uma vazão de 5m³/s possui apenas 26% de sua capacidade e de conformidade com a lei das águas (9433/97) em tempo de escassez a prioridade absoluta é o consumo humano e animal.  Portanto cumprir as regras de restrição de uso da água é necessárias, como também é fundamental a intensa fiscalização da ANA, para garantir  que água chegue até a ensecadeira  da barragem de oiticica no município de Jucurutu.

'Morte não é última palavra sobre a sorte humana', diz papa Francisco

No dia em que a Igreja Católica celebra o Dia de Finados, o papa Francisco destacou que a morte "não é a última palavra sobre a sorte humana" e que o "destino supremo" do homem é a "vida no Paraíso". Durante o Angelus deste domingo (2), o pontífice ainda lembrou sobre o testemunho daqueles que já partiram.   

"A recordação dos defuntos, os cuidados com os sepulcros e os votos são testemunho da esperança radicada na certeza de que a morte não é a última palavra sobre a sorte humana, porque o homem é destinado a uma vida sem limites, que é sua raiz e o seu cumprimento em Deus", destacou o líder da Igreja Católica.   

Ele aproveitou o momento para pedir orações para aqueles que já faleceram e "agora participam da alegria da ressurreição" e lembrou a importância da oração pelos mortos. "A tradição da Igreja sempre exortou a reza pelos defuntos, em particular oferecendo para eles essa celebração eucarística. Essa é a melhor ajuda espiritual que nós podemos dar às suas almas, particularmente, àquelas mais abandonadas", ressaltou.   

De acordo com a agência de notícia italiana ANSA, Francisco ainda pediu para que todos aqueles que já morreram sejam lembrados, mesmo aqueles que ninguém lembra, como "as vítimas de guerras e da violência, tantos pequenos para o mundo que passam fome e vivem na miséria". Relembremos os irmãos e irmãs que morreram porque são cristãos e aqueles que morreram para servir aos outros. "Confiemos ao Senhor, especialmente, aqueles que nos deixaram no curso deste ano", finalizou o papa.

Nova apresentadora do "Fantástico" estreia neste domingo: "Não estou com medo"

            













Aos 39 anos - sendo 17 anos de TV Globo - Poliana Abritta assume como apresentadora titular do “Fantástico” neste domingo (2). 
"Não estou com medo, porque é mais um trabalho que eu vou fazer na Globo. Eu não apareci ontem para apresentar o “Fantástico”. Esta é mais uma etapa da minha carreira, com um tamanho compatível com o meu histórico profissional. É uma senhora responsabilidade, mas eu sou uma moça muito responsável desde novinha", brincou ela, em entrevista ao site do programa.

Padre é vítima de acidente automobilístico no sertão da Paraíba

Fotos: Edgar Júnior 

O padre Cláudio Oliveira foi vítima de uma acidente automobilístico na manhã deste sábado (01/11). Ele retornava do sepultamento da mãe do Padre Amauri, quando aconteceu o acidente próximo a cidade de Imaculada. 

O fato foi registrado na PB 306 às 11h30m. Segundo informações colhidas pelo site Patos Online, o Padre perdeu o controle do veículo que conduzia (um gol de cor vemelha) após passar sobre um quebra molas mal sinalizado na pista, vindo a capotar o mesmo e colidir com um uma caminhonete D-20, cor bege. Padre Cláudio foi socorrido por populares para a Policlínica de Imaculada, de onde foi transferido minutos depois para o Hospital Regional de Patos. 

O padre chegou desacordado ao hospital, onde o aguardavam o Sr. Bispo Diocesano, Dom Eraldo e muitos Padres. Depois de avaliação médica, foi encaminhado para Campina Grande em companhia do Pároco de Santo Antônio, Pe. Alixandre Soares, e de sua irmã Joelma Oliveira.

Padre Cláudio Oliveira Alves, é sobrinho do Jornalista da Rádio Espinharas e coordenador o Patosonline, Marcos Oliveira. O padre é atualmente Vigário Paroquial de N. Sra. da Conceição em Taperoá.

21,4 milhões de celulares terão novo dígito a partir de domingo

A partir deste domingo (2), o dígito 9 será acrescido a todos os números de celulares nos estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima. A medida tem como objetivo ampliar os recursos de numeração para o Serviço Móvel Pessoal, segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima totalizam 21,4 milhões de celulares.
"Esta etapa dá continuidade ao processo de padronização da numeração da telefonia móvel no Brasil, que está sendo feita de forma tranquila e planejada, de forma a não trazer prejuízos aos usuários. A medida já atinge mais de 96 milhões de celulares nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo", declarou o presidente da Anatel, João Rezende.
O cronograma da agência prevê que o novo dígito seja incorporado aos telefones celulares de Minas Gerais, Bahia e Sergipe em 11 de outubro de 2015.
A implementação do nono dígito nos celulares dos estados com DDDs iniciados por 4 (Paraná e Santa Catarina), 5 (Rio Grande do Sul) e 6 (Centro-Oeste, Rondônia e Acre) ocorrerá em 2016 em data ainda a ser definida.

Renovação de senhas bancárias deve ser feita até 31 de dezembro

A renovação da senha/fé de vida dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social deve ser realizada até o dia 31 de dezembro deste ano, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Dos 31,1 milhões de beneficiários do INSS, mais de 29 milhões já estão em dia com o INSS. 

Por outro lado, 1,4 milhões de beneficiários ainda não compareceram nas instituições financeiras. O Ministério da Previdência Social ressalta que a renovação da senha deve ser feita no banco onde o segurado recebe o benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário