sexta-feira, 27 de março de 2015

Alexandre Muniz é nomeado diretor do Centro Cultural em Caicó

Hoje, sexta-feira, Dia Mundial do Teatro, 27 de março, o Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte tem na sua edição a nomeação de Alexandre Freire Muniz como diretor do Centro Cultural Adjuto Dias.

Alexandre é pedagogo, arte educador, presidente da Associação União do Sobrado e tem inclusive viabilizado, junto a outros profissionais do âmbito artístico e cultural, a aprovação de projetos importantes para Caicó, que serão desenvolvidos já ao longo deste ano.

Há meses que Caicó vivencia mobilizações dos artistas, apoiados pela sociedade civil organizada,com o Movimento Artistas na Gestão Cultural. De forma organizada, os artistas criaram comissão, realizaram o abraço coletivo ao Centro Cultural, criaram fan page em rede social, fizeram fotografias com a tag #artistasnagestãocultural e vídeos com a população e representantes de instituições, em especial com artistas do Seridó, demonstrando a vontade de todos em prol do nome de Alexandre Muniz à frente do Centro Cultural.

Outro fato marcante nas mobilizações foi a Virada Cultural realizada dia 14 de março, Dia da Poesia, quando todos os artistas permaneceram 12 horas - do meio dia à meia noite - em frente ao Centro Cultural realizando as mais diversas apresentações de arte junto a população. Foram 12 horas mostrando os diversos trabalhos que podem - e devem - acontecer naquele espaço para a população.

Apesar de receber o Centro Cultural já com recomendação de suspensão das atividades devido problemas não solucionados em reforma de um ano atrás, certamente Alexandre Muniz irá resolver esta situação e administrar com competência, ocupando aquele espaço com arte, cultura popular e sobretudo, com o compromisso de quem entende, sente e faz acontecer a cultura em Caicó.

A nomeação de Alexandre é uma conquista dos artistas e da população de Caicó e região. Quando a cultura acontece, o desenvolvimento social é uma consequencia natural, inclusive, no aspecto social.

Parabéns ao Governo do Estado que cumpriu seu compromisso de fazer valer a gestão participativa.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário