quarta-feira, 6 de maio de 2015

Banco do Brasil eleva juros de financiamentos de imóveis

Uma semana após a Caixa Econômica Federal restringir o financiamento de imóveis usados, o Banco do Brasil seguiu o exemplo e reajustou os juros das linhas de crédito para habitação. A partir do dia 18, as taxas de financiamentos imobiliários subirão de 9,9% ao ano mais a taxa referencial (TR) para 10,4% ao ano mais a TR. A mudança vale para financiamentos concedidos a partir dessa data.
Em nota, o banco informou que o aumento dos juros foi necessário para compensar os maiores custos de captação. Em compensação, o prazo máximo de pagamento foi estendido de 360 meses (10 anos) para 420 meses (15 anos). A ampliação do prazo dependerá do perfil de cada cliente. O teto de financiamento foi mantido em 80% do valor do imóvel para todos os mutuários.

Servidores do Judiciário decidem manter greve e marcam novo protesto

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do RN (Sisjern) decidiu, em assembleia geral na manhã desta terça-feira (5), manter o movimento grevista iniciado no último dia 17 de março. A categoria também deliberou nova manifestação na capital potiguar para quarta (6), às 8h, em frente ao Tribunal de Justiça, na praça Sete de Setembro, zona Leste da cidade.
“Amanhã, faremos protesto e concentração, como reforço de ânimo para o movimento grevista. A categoria quer continuar com a paralisação e vamos entrar com os recursos, impetrando as ações que forem necessárias”, afirmou Bernando Fonseca, presidente do Sisjern ao Jornal Tribuna do Norte.

Lei da Arbitragem é aprovada e segue para sanção

LEI DA ARBITRAGEM 2
O Senado rejeitou nesta terça-feira (5) a emenda da Câmara dos Deputados (ECD 1/2015) ao projeto da Lei de Arbitragem ( PLS 406/2013). Com a rejeição da emenda, os senadores restabeleceram o texto original do projeto, que agora segue para sanção. A iniciativa de reformar a legislação foi do presidente do Senado, Renan Calheiros, que em 2013 instituiu uma comissão especial de juristas para elaborar um anteprojeto. A comissão, presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, entregou a sugestão de texto em outubro de 2013. No início do ano seguinte, a matéria foi para a Câmara, tendo voltado para o Senado no último mês de março.
Segundo a Agência Senado, o projeto amplia o campo de aplicação da arbitragem (Lei 9.307/1996), método extrajudicial de solução de conflitos. O intuito da modernização da lei é tornar a arbitragem mais acessível e, por consequência, reduzir o volume de processos que chegam à Justiça. Hoje, o Brasil ocupa o terceiro lugar entre os países que utilizam esse recurso, mas com as alterações pode passar a liderar o ranking.
Renan informou que o Judiciário tem hoje cerca de 90 milhões de causas para julgar, com “caminhos demais e saídas de menos”. Segundo Renan, a nova legislação vai ajudar a Justiça, oferecendo alternativas de conciliação. Ele disse que a arbitragem pode promover o consenso com rapidez, seriedade e eficácia.

Senado adia votação do projeto que regulamenta direitos dos trabalhadores domésticos

SENADO ADIA VOTAÇÃO 2
Por falta de acordo, o Senado adiou para quarta-feira (6) a votação do projeto que regulamenta direitos dos trabalhadores domésticos (PLS 224/2013). O projeto, aprovado em 2013 pelo Senado, sofreu mudanças na Câmara e voltou na forma de um texto alternativo (SCD 5/2015). Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros, dois pontos ainda causam divergência entre os senadores.
— A regulamentação avançou bastante, mas ainda temos dois pontos que precisam ser pacificados: a contribuição ao INSS e a multa do FGTS — explicou Renan.
Entre os pontos alterados pelos deputados está o valor da contribuição do empregador para o INSS. O texto da Câmara fixou a contribuição em 12%, mas o texto aprovado no Senado previa uma alíquota de 8%. A redução seria para compensar a cobrança de mais 0,8% para um seguro contra acidente e 3,2% para a rescisão contratual.

Partido estuda lançar Wesley Safadão como candidato a prefeito de Capital do NE nas eleições de 2016

Wesley Safadão - vocalista da Banda Garota Safada
Wesley Safadão – vocalista da Banda Garota Safada
O Partido Solidariedade  do Ceará está trabalhando de olho nas eleições 2016. Segundo o presidente regional da legenda, o deputado federal Genecias Noronha, o Solidariedade quer participar do processo sucessório na maioria dos municípios, no que promoverá encontros regionais.
Sobre Fortaleza, Genecias Noronha diz não descartar a possibilidade de o partido lançar um candidato. Ele chega a citar como opção o ex-deputado estadual Marcos Cals, o deputado estadual Fernando Hugo e até o cantor Wesley Safadão. O dirigente do Solidariedade, no entanto, não fecha a porta do dialogo sobre apoio à reeleição do prefeito Roberto Cláudio (Pros). “Sou um aliancista”, diz Genecias.

Posse de líder comunitário é bastante prestigiada na Câmara Municipal de Caicó

Pedro Xambaril foi bastante prestigiado
Pedro Xambaril foi bastante prestigiado
Aconteceu na terça-feira (05), no plenário da Câmara Municipal de Caicó, a posse de Pedro Pereira Cavalcante (Xambaril) como presidente do Conselhão, entidade que coordena todos os conselhos comunitários de Caicó.
A solenidade foi bastante concorrida e reuniu várias lideranças políticas e comunitárias de Caicó e até lideranças estaduais. Em entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó), Xambaril ressaltou que estava muito feliz com a participação de várias pessoas que prestigiaram o evento de sua posse.
Luiz Gomes - Presidente Estadual do PEN e outras lideranças políticas prestigiaram o evento
Luiz Gomes – Presidente Estadual do PEN e outras lideranças políticas prestigiaram o evento
“Vimos um sinônimo de mudança e prestigio e Caicó nunca tinha visto uma posse dessa e tivemos uma plenária de discussão, onde as autoridades e presidentes dos conselhos tiveram esse diálogo e harmonia e a mudança tem que começar e eu diria que já começou. Caicó hoje pode se chamar um novo Caicó em termo de políticas públicas”, afirmou Xambaril. Ele confirmou que pretende formar núcleos nos conselhos comunitários para desenvolver a comunidade e os assuntos serão levados para as autoridades competentes.

Homem invade velório e atira contra caixão na Paraíba

Caixão foi atingido por tiros
Caixão foi atingido por tiros
Pessoas que acompanhavam um velório em uma funerária no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, acionaram a polícia na madrugada desta terça-feira (5) denunciando que um homem invadiu uma das salas do local e atirou duas vezes contra um jovem de 20 anos que estava sendo velado. A ação aconteceu por volta das 4h30.
O rapaz foi baleado no domingo (3) no bairro de Mangabeira. Em estado grave, ele foi levado para o Hospital de Emergência e Trauma, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu nessa segunda-feira (4). A informação é de que ele tinha envolvimento com criminosos. O repórter Jorge Filho, da TV Correio, foi até a funerária e conversou com familiares do jovem. Segundo relatos da tia do rapaz, um homem chegou próximo ao corpo e atirou contra o morto. Os tiros atingiram o caixão e a parede da funerária. Familiares e amigos que participam do velório ficaram com medo de serem mortos e não tentaram impedir a ação do homem. Ao deixar a sala onde era velado o rapaz, o homem atirou para cima, gesto que significa comemoração para facções criminosas. Depois disso ele fugiu a pé.
Ao Portal Correio, um funcionário da funerária negou que o homem tenha atirado contra o caixão. Segundo ele, o disparo foi apenas para o alto. Apesar da versão do funcionário, a TV Correio fez imagens do caixão danificado pelos tiros.

Torcedor do Flamengo é espancado na rua por grupo de 40 vascaínos

Luiz Fernando, com hematomas, diz que saía do carro para comprar carne para churrasco quando foi atacado por homens que o espancaram Foto:  Divulgação
Luiz Fernando, com hematomas, diz que saía do carro para comprar carne para churrasco quando foi atacado por homens que o espancaram
Foto: Divulgação
‘Pela quantidade de golpes, não sei como escapei da morte. Fui espancado por covardes”. O desabafo indignado é do instrutor de autoescola Luiz Fernando de Souza Patrocínio, de 38 anos, agredido por cerca de 40 homens, segundo ele, torcedores do Vasco, na tarde de domingo, no Centro de Mesquita, na Baixada Fluminense.
Luiz Fernando contou que o grupo o atacou porque ele vestia camisa do Flamengo. Mesmo desacordado por causa das agressões, ele diz que foi atingido, já caído no chão, com socos e pontapés. Policiais da 53ª DP (Mesquita) que investigam o caso analisam imagens e irão ouvir a vítima, além de testemunhas que auxiliem na identificação dos autores.
“Eu e quatro amigos fomos comprar carne numa feira em Mesquita para um churrasco. Ao descer do carro, dei de frente com torcedores do Vasco e fui hostilizado. Um amigo foi agredido e conseguiu correr, mas acabei sendo pego e espancado a pauladas, socos e chutes. Me jogaram até pneus”, lamentou a vítima, com vários hematomas.
O carro onde estavam três outros amigos teve os parabrisa traseiro apedrejado. “Eles conseguiram fugir com o carro. Mesmo caído no chão, chutaram minha cabeça. Estou muito machucado”, comentou Luiz Fernando, morador de Nova Iguaçu.

Discurso de Lula na propaganda do PT gera novos ‘panelaços’ no País

Lula durante o pronunciamento desta terça-feira (5)
Lula durante o pronunciamento desta terça-feira (5)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo de um panelaço na noite desta terça-feira (5), durante a veiculação na TV de uma propaganda do PT, na qual falou contra o Projeto de Lei da Terceirização, já aprovado pela Câmara dos Deputados.
“Esse projeto faz o Brasil retornar ao que era no começo do século passado. Voltar ao tempo em que o trabalhador era um cidadão de terceira classe, sem direitos, sem garantias, sem dignidade. Nós não vamos permitir esse retrocesso”, afirmou o petista. O protesto barulhento contra o ex-presidente aconteceu em várias capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Recife, Goiânia e Fortaleza.
Com medo de uma reação semelhante, a presidente Dilma Rousseff não fez um pronunciamento televisivo no Dia do Trabalho, limitando-se a comentar a data nas redes sociais. Ela já foi alvo de um panelaço, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário