terça-feira, 5 de maio de 2015

Verba para o Fies esgota e programa pode não abrir nos próximos anos

Renato Janine Ribeiro: abertura de Fies é inútil sem recursos / Wilson Dias/ABr
Renato Janine Ribeiro: abertura de Fies é inútil sem recursos / Wilson Dias/ABr
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do governo federal esgotou seus recursos para 2015, de 2,5 bilhões de reais, e novas edições do programa este ano e em 2016 dependem de disponibilidade de verba do Orçamento da União, numa consequência do forte ajuste fiscal para organizar as contas públicas.
“Não havendo mais recursos seria inútil a reabertura”, disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a jornalistas nesta segunda-feira (4) ao ser questionado sobre a continuidade do Fies. “Estamos esperando a definição do Orçamento para ver como fica o segundo semestre”, afirmou.
O ministro disse que o Fies será realizado em 2016, mas sem indicar valores para o programa, afirmando que o montante dos recursos será definido posteriormente. Destinado a custear a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas, a 1ª edição do Fies/2015 totalizou 252.442 novos financiamentos em instituições privadas, somando 2,5 bilhões de reais. “Com esses dados, nós esgotamos os recursos”, disse Janine Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário