O Vereador Odair Diniz (PSDC) deu entrada em indicação na Câmara Municipal de Saúde, onde reivindica da Secretária Municipal de Saúde, Maria José Soares, a implantação do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.
Segundo Odair Diniz, o CEO recebe recursos do Programa Brasil Sorridente e proporciona vários atendimentos, entre eles, o tratamento de canal, implantes gratuitos e foi considerado modelo para o mundo.
“É um trabalho odontológico de combate ao câncer da saúde bucal e de prevenção as doenças bucais. Esse programa é de grande importância para a população de Caicó. Já mantive entendimento com a Secretária Maria José e o Prefeito Roberto Germano e nós vamos procurar viabilizar esse projeto até o final do ano para a comunidade caicoense”, disse o vereador Odair Diniz.
Saiba mais sobre o Centro de Especialidades Odontológicas
“Com a expansão do conceito de atenção básica, e o conseqüente aumento da oferta de diversidade de procedimentos, fazem-se necessários, também, investimentos que propiciem aumentar o acesso aos níveis secundário e terciário de atenção.
Para fazer frente ao desafio de ampliar e qualificar a oferta de serviços odontológicos especializados foi criado o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO” Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade.
Os Centros de especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços: Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, Periodontia especializada, Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, Endodontia e Atendimento a portadores de necessidades especiais. Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente.
O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.
Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos.
Cada Centro de Especialidade Odontológica credenciado recebe recursos do Ministério da Saúde.
A implantação de Centros de especialidades funciona por meio de parceria entre estados, municípios e o governo federal, isto é o Ministério da Saúde faz o repasse de uma parte dos recursos e Estados e municípios contribuem com outra parcela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário